Cartão de crédito consignado x cartão comum: entenda as diferenças

O cartão de crédito pode facilitar muito a vida dos consumidores que precisam fazer compras à vista e a prazo. Porém, por ter uma das taxas de juros mais altas do mercado, também pode favorecer o descontrole financeiro e o endividamento.

Felizmente, o cartão tradicional não é a única alternativa para quem quer utilizar o crédito para fazer suas compras.

O cartão de crédito consignado é uma alternativa para quem deseja aproveitar todos os benefícios de um cartão convencional, mas sem pagar taxas abusivas!

Neste artigo, vamos entender as diferenças entre o cartão de crédito consignado e o tradicional e te ajudar a definir qual é o ideal para o seu perfil.

O que é cartão de crédito consignado?

Antes de começarmos a comparar os dois tipos de meios de pagamento, é importante entender o que é o cartão de crédito consignado.

Assim como o tradicional, ele permite fazer compras à vista e a prazo usando um limite de crédito concedido pelo banco ou instituição financeira que concedeu o cartão. Conforme você compra, o limite vai se esgotando. E quando paga a fatura, o limite retorna gradualmente.

Todos os gastos mensais são registrados em uma fatura, e é aí que está o grande diferencial do cartão de crédito consignado: apenas 5% da fatura é descontado automaticamente do contracheque ou benefício do INSS do usuário. O restante é amortizado por boleto bancário.

Essa dinâmica de pagamento é completamente diferente dos cartões de crédito convencionais. Neles, quem paga apenas o mínimo da fatura entra nos juros rotativos, que são altíssimos e tornam a conta mais difícil de pagar.

Para usufruir deste benefício, porém, o consumidor deve fazer parte de um dos grupos que têm acesso ao crédito consignado, como aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos de alguns convênios.

Só pela definição já deu para perceber que o cartão de crédito consignado é bem diferente do tradicional, não é mesmo? Mas vamos explorar outros fatores que tornam esses dois meios de pagamento ainda mais distintos.

Taxa de juros

Uma das grandes diferenças entre o cartão de crédito consignado e o convencional está nas taxas de juros praticadas.

Recentemente, os juros do cartão consignado para aposentados e pensionistas do INSS foi reduzido de 3% para 2,70%. Por outro lado, existem operadoras de cartões de crédito tradicionais que cobram taxas superiores a 15% ao mês, segundo dados do Banco Central.

Prazo para pagar

Os prazos de pagamento de um cartão convencional são, em média, de 30 dias. E as compras costumam ser parceladas em até 48 vezes.

Já no cartão de crédito consignado é possível ter prazos de até 50 dias e parcelar as compras em 72 prestações!

Disponibilidade para negativados

Quem está com o famoso “nome sujo na praça” pode ter dificuldade em solicitar um cartão de crédito. Mas com o consignado não funciona assim.

O cartão de crédito consignado está disponível mesmo para quem está negativado, e pode ser uma ótima forma de garantir o acesso ao crédito enquanto você regulariza sua situação.

Saques em dinheiro

Enquanto muitos cartões convencionais têm função apenas de crédito, com o cartão consignado também é possível fazer saques em dinheiro.

O saque transforma parte do limite de crédito do cartão em dinheiro vivo, que você pode usar como quiser!

Agora você já conhece as diferenças que tornam o cartão de crédito consignado uma opção muito mais vantajosa para fazer suas compras! E se quiser o seu, a solicitação é muito simples. Basta clicar aqui, preencher o formulário e aguardar o contato de um dos nossos consultores!

 

Qualicred - Plataforma de Crédito Digital

Qualicred - Plataforma de Crédito Digital

Qualicred Soluções Financeiras é um Correspondente Bancário Digital especializado em crédito consignado para os convênios: aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, servidores públicos federais do SIAPE e servidores públicos do Estado de São Paulo, além de outros convênios e linhas de crédito. Nosso serviço é gratuito e está disponível para solicitação de contratação online.

Assine nossa Lista VIP

Assine nossa Newsletter para receber um conteúdo VIP com exclusividade diretamente em seu e-mail. Receba novidades, ofertas, notícias do mercado de crédito, artigos relevantes sobre finanças, utilidade pública, qualidade de vida, dentre outras.

Estão sendo praticados golpes por meio de sites falsos e WhatsApp, com ofertas de crédito, mediante o pagamento antecipado de taxa. A QUALICRED não cobra nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado para liberação de crédito. Nosso serviço é gratuito. 

Caso alguém use o nome da QUALICRED para veicular propaganda enganosa oferecendo empréstimos e ainda, condicionando ao depósito antecipado de um “seguro fiança”, certificado digital ou qualquer outro tipo de taxa NÃO ACEITE. Pessoas menos atentas acabam se deslumbrando com algumas propostas de crédito, efetuam pagamentos antecipados e acabam caindo em GOLPE de criminosos. 

Se acontecer de você receber contato para a contratação de empréstimo com essas características, esteja atento e imediatamente denuncie à Polícia Civil. Em caso de dúvidas, entre em contato por um dos nossos canais oficiais constantes neste site www.qualicred.com. 

Faça uma Simulação

Análise Rápida e Detalhada